quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Traçando O Perfil

O trançando o perfil esta de volta e dessa vez com um convidado que é puro luxo. Estilista sergipano, que graças ao seu esforço e muito trabalho já conquistou seu espaço no mundo da moda. Estou falando de Altair Santo, que ministrou uma oficina de moda no Mercado Xique da qual eu participe e simplesmente adorei. E foi dai que surgiu a ideia de fazer uma entrevista com ele que topou na mesma hora, super simpático ele. Muitos de vocês já devem estar lembrando dele, ele participou do Estilista Revelação 2011 no programa da Xuxa e lá mostrou o que a moda de Sergipe tem para oferecer. Vamos então conhecer um pouco mais sobre ele?!




1.   Em que momento da sua vida você percebeu que queria seguir no ramo da moda?

Na cidade em que mora, Neópolis/SE, não existia bancas de revista e naquela época também não tinha internet. A única janela fonte de inspiração eram as matérias de moda do Ponto de Vista do Jornal Hoje apresentado pela jornalista Cristina Franco. Foi nesse momento em que eu percebi o que eu realmente queria enquanto profissão. 

2.   Como você define o estilo Altair e como você passa isso para isso para suas criações?

Meu estilo tem uma pegada romântica, contemporânea e eu passo isso utilizando em praticamente todas as minhas criações o artesanato regional de forma global como a renda irlandesa, o crivo, ponto cheio, patchwork e rechilieu.

3.  Do que mais você gosta ao trabalhar com a moda?

Nossa pergunta difícil essa. Sou apaixonado pela minha profissão. Acredito que a parte mais estimulante seria a forma de estar sempre se reinventando.


4.  Participar do Estilista Revelação, no TV Xuxa, lhe rendeu uma grande popularidade em todo Brasil, inclusive você garantiu o segundo lugar. Para você enquanto estilista o que lhe acrescenta participar de um programa com esse formato?


Para mim foi uma oportunidade incrível poder participar de um reality de moda apresentado por Xuxa que é uma das maiores comunicadoras desse país. Com certeza a visibilidade que meu trabalho tomou através dessa minha participação foi algo extraordinário

5.   A moda no nordeste ainda esta engatinhando, principalmente aqui em Aracaju. Que conselhos você daria a quem vive aqui e que pretende seguir a carreira?

Olha Aracaju já esta de forma discreta sendo apontada no cenário da moda Brasileira, outros estilista com Marcela Maciel, Lu Souto, Iris Rocha e a estudante de moda Natalia Barros que estuda em São Paulo todas elas são sergipanas. A dica fundamental e procurar uma boa instituição de ensino de moda, esse é o primeiro passo e talvez o mais importante.

6.  Você já conheceu outros estilistas e países, qual a imagem que a moda brasileira passa no estrangeiro?

A Itália tem no seu DNA o Design, em Londres a moda é muito de vanguarda, em Paris é a tradição onde tudo começou, Nova Iorque a moda é muito minimalistas, os Japoneses tem preço tudo é muito barato. O Luxo da moda brasileira esta no valor agregado do Artesanato e principalmente na criatividade de nossos estilistas, acredito que somos a bola da vez.

7.  O que é preciso para vencer nesse mercado competitivo que é a moda?

O estilista tem que estar muito bem preparado. Estar sempre antenado com tudo que acontece no mundo. Suas criações tem que ter emoção e surpreender sempre seus consumidores com o novo.

8. Qual foi o momento mais impactante da sua carreira até agora?

São vários, mais há um em especial, quando fui selecionado em 2008 para participar do salão do Prêt-à-porter de Paris um evento que já é consolidado a mais de 60 anos. Lá apresentei uma coleção toda feita no processo de sustentabilidade todos os tecidos eram orgânicos e os fios naturais e todo o tingimento feito por sementes da caatinga do nordeste e a valorização de agregação do artesanato sergipano nas minhas peças. Era uma coleção que traduzia um momento que passa o nosso mundo, economia criativa, desenvolvimento sustentável, preços justos e economia solidária são valores que trabalhei nessa coleção.

9.  O que a gente pode esperar do Altair Santo nos próximos anos? Já tem coleção nova vindo por ai?

No momento estou desenvolvendo um trabalho muito bacana. Mas não posso entrar em detalhes. Preciso manter em segredo! Assim que estiver em processo de execução eu compartilho desse trabalho com vocês do blog.

Rapidinhas

-Qual sua inspiração nesse momento? 
Passado, Presente e Futuro.
-Numa coleção não pode faltar?
 Emoção, brilho, cores.
-Uma personalidade
Presidente Obama 
-Um filme
Billy Elliot ,até hoje choro com a narrativa belíssima desse filme
-Um desejo
Montar meu atelier
-Uma mania
Ser bastante teimoso
-Uma marca
RSRSRS, não sou de comprar marcas. Gosto de misturar vários estilos e encontrar o meu.
-Um estilista
Galliano 
-Um cheiro
Da comida de minha mãe
-Esta no topo da sua lista de prioridades
Minha Família, sempre.

Bom em primeiro lugar só tenho que agradecer ao Altair pela disponibilidade dele e a simpatia ao responder as perguntas. Espero que vocês tenham gostado, pois para mim foi um prazer imenso !

Beijos
Jejé Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário