quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Agora É Proibido Copiar

Essa com certeza esta sendo a era das bolsas ,só da Celine , Birkin, Balenciaga, Alexa, Proenza, por todos os lados. Elas viraram as It Bag's do momento e inevitavelmente o sonho de consumo de todas as nossas garotas fashionistas. Claro que a ideia de possuir uma dessas queridinhas povoaram o imaginário de muitos, porem os valores dessas bolsas originais era restrito a um determinado, e minoritário, grupo de pessoas. Isso tudo por que algumas delas chegam até 6 dígitos ($$).

Mesmo sendo para poucos isso não diminuiu o vontade de possui-las, em grande parte pelaforcinha dada por nos blogueiras. Foi ai que surgiram as Inspired, ou seja, bolsas inspiradas nas originais. Uma das marcas mais famosas por faze-lo foi a 284, com a linha "I'm not the original!".

Mas passeando pela mundo virtual eis que me deparo com uma noticia bombástica. A Hermès , mãe da adorada Birkin, entrou com um processo contra a 284 proibindo a marca de produzir, importar, exportar, manter em deposito e comercializar a 'bolsa 284' inspirada na Birkin.

Birkin,original da Hermès

Birkin Inspired da 284

**
Segundo o juiz da 24ª vara Cível, João Omar Marçura, "a existência no mercado de réplica de sua prestigiada bolsa, comercializada pela autora reconvinda, diferenciada apenas pelo material de confecção empregado, por certo poderá trazer danos à ré reconvinte, causando confusão entre os produtos postos no comércio e prejudicando a reputação desta".

"Ao copiar um design criativo distintivo e fazer referências à bols

a "Birkin" original, beneficia-se a autora reconvinda do design e dos investimentos feito pela ré reconvinte na divulgação da bolsa, e prejudica-se a reputação da ré reconvinte de fornecer um produto exclusivo, voltado para um segmento de mercado altamente especializado", ressalta Marçura.

(Veja na íntegra a matéria)

**

Mas a Hermès que me desculpe, afinal me dei uma Birkin inspired de natal, mas ao contrario das falsificações que levam o nome e simbolo das marcas mãe, as inspirações ao inves de denegrir a imagem do produto elas indiretamnete acabam por exaltar a marca de origem. Afinal no dia em que eu for uma juiza, que assim seja, e poder pagar pela minha Birkin original, não tenha duvidas que eu pagarei com o maior prazer. Mas em quanto isso não chega deixa a gente sonhar um pouquinho, né?!

E a minha Inspired da Andarella

Beijos
Jejé Melo

4 comentários:

  1. Menina, viva as inspireds!!! kkk
    Tem um tempao que estou de olho nessa bolsa da Andarella! Acho que vou comprar a marrom mais escurinha

    bjinhos

    Marcinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeje
    Tenho uma também da Fellipe Krein super parecida!
    Beijos
    Janaína

    ResponderExcluir
  3. Essa bolsa da Andarella é PERFEEEITA...
    Linda, estilosa,grande "cabe tudoo",e é super versátil.

    Adoorooo!

    ResponderExcluir